Ao lado de Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, Sérgio Rodrigues foi um dos precursores a transformar o design Brasileiro em design industrial e torná-lo conhecido mundialmente. Iniciou seu trabalho como arquiteto aqui em Curitiba no projeto do Centro Cívico junto com os também arquitetos David Azambuja, Flávio Régis do Nascimento e Olavo Redig de Campos. Teve o auge da sua carreira nos anos 50 e 60. Trabalhou com design de móveis de acordo com o modernismo no Brasil, trazendo a identidade brasileira para seus projetos tanto nos desenhos, quanto nos materiais tradicionais, exaltando a cultura brasileira e indígena.
![]() |
Cadeiras Oscar |
"De fato, nesse momento ele fez coexistir o Brasil-brasileiro com o Brasil-de-Ipanema, cantada mais tarde (1962) por Tom Jobim e Vinicius de Morais na célebre "Garota de Ipanema" (Oscar Niemeyer).
Contemporâneo de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, seu mobiliário foi utilizado em larga escala na construção da capital brasileira Brasília.
![]() |
Poltronas Vronka |
"Naquela época (início de Brasília) não se tinha tempo de pensar em desenhar móvel nenhum. Nós usamos móveis correntes no mercado, selecionando como o Palácio exigia. O principal designer a quem solicitei móveis foi Sergio Rodrigues." (Lúcio Costa).
![]() |
Poltrona Mole |
Seu trabalho mais famoso é a poltrona mole de 1957, feita em couro e madeira com inovações de encaixe e estofado que inspiram produtos até hoje. Atualmente, a poltrona Mole integra o acervo do Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) (MoMA).
A Mini:Brasil tem miniatura incríveis do Sérgio Rodrigues, para comprar clique aqui.
A Mini:Brasil tem miniatura incríveis do Sérgio Rodrigues, para comprar clique aqui.
0 comments:
Postar um comentário