segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PONTO DE VISTA: BEATRIZ MILHAZES

"(...) Pela primeira vez, estou pensando em voz alta que, no trabalho com a cor, faço uma ligação entre vida e pintura. O carnaval - uma festa popular brasileira frenética - sempre me estimulou com seu visual, atmosfera, loucura, beleza etc.
Os desfiles, com suas combinações de cores e conceitos, são muito malucos, mas por outro lado todas essas coisas estão muito longe da pintura, do meu ateliê, do meu cotidiano. Ao contrário de Hélio Oiticica, que também trouxe referências do carnaval para o seu trabalho, eu jamais, em nenhum momento, fiz parte do mundo do samba ou do carnaval. E nunca quis fazer parte. Sou uma carnavalesca conceitual. O mesmo acontece
com a cultura psicodélica e a religião, ainda que eu acredite em Deus.Acho que uma caminhada na praia é a melhor maneira de conectar geometria séria e carnaval".

Beatriz Milhazes. Mares do sul.
Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002. p.92.

Lina e Beatriz
A artista trabalha frequentemente com formas circulares, sugerindo deslocamentos ora concêntricos ora expansivos. Na maioria dos trabalhos, prepara imagens sobre plástico transparente, que são descoladas, como películas, e aplicadas na tela por decalque. Aglomera as imagens, preenchendo o fundo e retocando a imagem final.
Os motivos e as cores são transportados para a tela por meio de colagens sucessivas, realizadas com precisão. A transferência das imagens da superfície lisa para a tela faz com que a gestualidade seja quase anulada.

Ao lado de Vick Muniz e Adriana Varejão, Beatriz Milhazes faz parte da tríade de artistas da nova geração brasileira que alcançaram preços recordes em leilão com suas obras.
Renda aplicada à tela
Falar de Milhazes é falar do amor, de alegria, de dar atenção ao detalhe para compreender o todo. Suas obras são tão grandiosas que é quase impossível ficar inerte a esse sentimento tão puro que é o amor.


Estação do Metrô "Glocester Street" Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Logo responderei seu comentário.

CHEZ MOI