quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

FLORENCE KNOLL – UMA VIDA À FRENTE DE UM IMPÉRIO

Deixe um comentário


Florence Knoll comemorou em 24 de Maio, 100 anos. Ela é responsável (juntamente com Hans Knoll, seu marido) por colocar o mobiliário moderno em um outro patamar, em que a forma e a função se unem a alta qualidade e sofisticação dos materiais.

Florence Margaret Schust – Ou Shu para os mais íntimos - nasceu em Michigan, em 1917. Órfã aos 12 anos, teve a oportunidade de estudar na Kingswood School for Girls, escola projetada pelo arquiteto Finlandês Eliel Saarinen (pai de Eero Saarinen), e grande influenciador da paixão de Florence em arquitetura e sendo “adotada” pela família Saarinen. Durante seus anos de estudos ela conheceu os maiores arquitetos e designers de sua época; no Cranbrook Academy of Art ela conheceu Harry Bertoia, e posteriormente, Alvar Aalto, Marcel Breuer, Walter Gropius, e Mies van der Rohe.



Em 1941 conheceu em Nova York seu parceiro de vida e negócios, Hans Knoll, de família de artesãos de móveis. À frente da Knoll Associates, Florence Knoll estabeleceu grandes colaborações com designers modernistas (Eero Saarinen, Harry Bertoia, Isamu Noguchi e George Nakashima), criando posteriormente uma Unidade de Planejamento especialmente para os projetos de interiores e de mobiliário, produzindo inclusive os tecidos que utilizavam. Ela é adepta do “total design”, em que todas as decisões de um projeto devem ser pensadas (e projetadas) em conjunto.


Em 1955 seu marido morreu em um acidente de carro, mas ela continuou firme presidindo a empresa e liderando sua Unidade de Planejamento, se aposentando em 1965. Até os dias de hoje, a Knoll é referência de móveis modernos atemporais e de qualidade, presentes em grandes projetos em todo o mundo. Grandes nomes da arquitetura e do design atual fazem parte de seu grupo de colaboradores, como Frank Gehry, Piero Lissoni, Charles Pollock, Richard Schultz e tantos outros.

Em comemoração aos seus 100 anos, algumas de suas clássicas criações voltam a serem produzidas, como a mesa lateral Hairpin, o sofá Relaxed com proporções mais aconchegantes para casa e as mesas de jantar. 


Na aclamação duradoura dos projetos que ela liderou e os móveis que ela silenciosamente projetou, Florence Knoll continuamente prova seu próprio mantra - que "bom design é um bom negócio".

www.casualmoveis.com.br
www.knoll.com

0 comentários: