segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

APARTAMENTO JB | AMBIDESTRO

Deixe um comentário


(Texto cedido pela equipe do projeto)

Neste apartamento encontramos uma situação muito recorrente nos imóveis atuais: a área da sacada (já integrada ao apartamento quando iniciamos a obra) possuía forro de gesso mais baixo que o restante do living e recebia a churrasqueira. Optamos por marcar esta área com pintura cimentícia nas paredes e no forro, criando uma espécie de portal que diferencia o estar/jantar da área da churrasqueira e também faz a função de proteger a parede da sujeira do churrasco.



Na parede da lareira, projetamos um painel em marcenaria que reveste a mesma e também tem a função de esconder a porta de entrada do apartamento criando assim um elemento surpresa já na entrada do apartamento. O espelho no final do painel ajuda a criar a ilusão de continuidade do bloco de madeira que se encaixa sob uma parte do forro revestido concreto aparente (Microcim) gerando uma sobreposição de corpos e texturas elegante.

Servindo como apoio da churrasqueira e da mesa de jantar, projetamos um buffet elevado do piso, que segue por toda extensão da parede e articula estas duas áreas. O buffet é envelopado com quartzo cinza absoluto na parte externa e internamente recebe um móvel em marcenaria com sistema de fecho toque, sem puxadores aparentes.




A mesa de jantar é multifuncional, pois tem altura de mesa de bar e pés com rodízios industriais de alto rolamento, possibilitando que se mova pelo apartamento, criando diferentes cenários de jantar e confraternização com amigos. Hora vira bar, apoio churrasqueira, jantar com buffet, etc.

O sofá foi revestido com lona na cor azul e possui terminal aberto em uma das extremidades criando um espaço de articulação entre a churrasqueira e a sala de estar.



Uma antiga bicicleta vintage do proprietário ganhou destaque pendurada na parede ao lado de uma poltrona costela ( designer: Martin Eisler ) em couro envelhecido caramelo.

O quadro na parede é da premiada artista gaúcha Teresa Poester e a fotografia junto ao buffet é do também renomado fotógrafo André Lichtenberg.




Quando chegamos pela primeira vez no apartamento, o cliente tinha três ambientes que não se conversavam (churrasqueira, estar, jantar). O nosso grande desafio foi articular estes três programas dentro de um espaço limitado, sem perder a funcionalidade e praticidade.

Enfim, a arquitetura se encontra nos mínimos detalhes deste projeto e reflete o perfil dinâmico e prático do cliente.

www.ambidestro.arq.br

0 comentários: