quarta-feira, 7 de março de 2018

100 ANOS DE ACHILLE CASTIGLIONI

Deixe um comentário
Um dos maiores arquitetos e designers italianos da história, Achille Castiglioni completaria em fevereiro, 100 anos. Ele se foi em 2002, mas deixou um legado que une praticidade, uma estética apurada e humor em suas criações. 


Parte importante da história do design do mobiliário, Achille Castiglioni nasceu em Milão no ano de 1918. Se graduou na renomada Universidade Politécnica de Milano em arquitetura na década de 30 e pouco depois montou um escritório com seus irmãos Livio e Pier Giacomo em Milão. Lá ele se dedicou ao experimento de produtos industriais. Achille, junto com seus irmãos, passaram a se tornar um dos melhores escritórios de design na Itália pós-guerra, além de serem fundadores da Associação pelo Design Industrial – ADI, em 1956.


Muitos de seus trabalhos fazem parte de coleções permanentes em grandes museus ao redor do mundo, incluindo 14 peças no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York). Londres, Zurique, Colônia, Hamburgo, Israel, Praga entre outras, tem em seu acervo seus trabalhos, além de ter feito exposições pessoais em Barcelona, Milão, Weil am Rhein, Nova York, Tóquio e Breda.


Seu trabalho sempre focado no design industrial, tem projetos para grandes empresas como Alessi, B&B Italia, Bonacina, Driade, DePadova, Flos, Knoll, e trabalho extenso nas áreas de Arquitetura e Urbanismo.
O designer, com dezenas de prêmios e condecorações, é vencedor de 9 prêmios Compasso d’Oro (sendo 1 menção especial ao próprio designer e conjunto de sua obra), com produções de iluminação, mobiliário, eletrodomésticos e até talheres.






Eventos em homenagem ao grande arquiteto serão realizados na Itália pela sua fundação.


100x100 Achilles: de 19 Fev – 30 Abr 2018
A Fundação Achille Castiglioni criou um projeto extraordinário para a ocasião: alguns dos designers mais importantes do mundo foram convidados para uma grande festa e foram convocados a escolher um presente para Achille, que eles enviaram junto com um cartão personalizado.
Os 100 objetos constituem assim o primeiro núcleo de um possível "Museu do objeto anônimo", feito de objetos desenhados por autores desconhecidos, mas escolhidos por designers bem conhecidos.
Curadoria de: Chiara Alessi e Domitilla Dardi
Local: Fundação Achille Castiglioni

TRIENNALE (Milão): de outubro 2018 a janeiro 2019
A exposição abordará a atividade de Achille Castiglioni ao longo de sua carreira e design.
Curatela: P. Urquiola - S. Annichiarico

M.A.X. MUSEUM (Chiasso -CH) de 25 de maio a 21 de dezembro de 2018.
Achille Castiglioni (1918-2002): designer e visionário
Exposição com curadoria: Giovanna Castiglioni, Carlo Castiglioni, Nicoletta Ossanna Cavadini
A exposição centra-se na história visual do trabalho de Castiglioni, graças à colaboração com os Arquivos da Fundação Achille Castiglioni, apresentando uma grande variedade através de esboços, desenhos e objetos que destacam suas ideias e a combinação perfeita de simplicidade e ironia, bem como a estreita relação com o designer gráfico suíço Max Huber, com quem colabora sobretudo na criação.


Atualmente a marca de iluminação Flos, DePadova, e tantas outras marcas preservam a memória do grande arquiteto com a permanência (ou reedições) de suas criações em seu portfólio, mantendo viva a riqueza e originalidade do design italiano do período pós-guerra. 

0 comentários: