sábado, 14 de setembro de 2024

O NASCIMENTO DA CHIARA

Deixe um comentário

Projetada pelo mestre italiano Mario Bellini em 1969, a genialidade da Chiara, assim como na Paulistano, Girafa e tantos outros ícones do design moderno é a simplicidade construtiva: apenas uma folha de aço inoxidável polido e enrolado a formar um Cilindro. Uma simplicidade fascinante como um origami. O interior está a fonte luminosa que reflete na parte superior onde lembra uma corneta, touca muito usada no começo do século por freira da ordem Filhas da Caridade.


Hoje a Chiara é editada pela Flos. Apesar de terem se passado 55 anos a peça sofreu pequenas interferências projetuais, talvez a mais importante delas foi a atualização para uma fonte de LED.



Em Outubro de 2020, Bellini cedeu uma entrevista para o C41 onde conta sobre o nascimento da Chiara, como era colaborar com as marcas há 50 anos e como o designer vê alguns pontos sobre a cultura italiana de se fazer objetos atualmente. Traduzo aqui uma parte da entrevista:




CR1_ Vamos falar sobre Chiara, como surgiu a luminária?

Bellini_ Eu estava em meu estúdio um dia e pensei que seria interessante criar um instrumento que usasse a maneira como a luz penetra indiretamente em nosso ambiente, geralmente através de nuvens ou refletindo em objetos, como paredes e superfícies. Então, em vez de projetar uma luminária "normal", eu disse a mim mesmo: "Vamos projetar um dispositivo que possa pegar uma fonte de luz artificial e refleti-la de volta no ambiente ao nosso redor com inteligência e graça". Essa foi a parte fácil do processo, a melhor e mais complicada parte estava por vir. O que fazer nessas situações? Em algum lugar, ainda tenho uma foto minha usando um daqueles longos jalecos brancos para brincar no estúdio - um estúdio como o meu, onde colamos, construímos, cortamos e tudo mais. Lembro-me de pegar uma tesoura e um grande pedaço de papelão e começar a cortar. Eu queria que o cartão tivesse formato de cilindro, mas com um chapéu mais largo no topo que refletisse a fonte de luz, posicionado na base. E Chiara nasceu.


C41_O nome Chiara na verdade se refere a outra coisa, não é?

Bellini_ Sendo um entusiasta de etimologia, decidi usar um jogo de palavras e chamar minha luminária de Chiara. Tem um significado ambivalente: Chiara é um nome, mas a palavra também significa claro ou brilhante, e é comumente usada em nosso vocabulário ("tornar algo claro", "falar claramente", etc.).

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

0 comments: