terça-feira, 16 de maio de 2017

JAPAN HOUSE | SÃO PAULO

Deixe um comentário

Inaugurada no ultimo dia 6, a Japan House leva assinatura do arquiteto internacional Kengo Kuma em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos e o paisagismo por Alex Hanazaki. O espaço é uma iniciativa do governo japonês dedicado às artes, tecnologia e negócios do Japão contemporâneo e é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional, por este motivo três metrópoles foram selecionadas pelo governo nipónico: São Paulo, Londres e Los Angeles- O Brazil é o primeiro deles a ser construído.



Dentre as muitas atividades estão exposições, palestras, seminários, eventos culturais e performances artísticas. Além disto, personalidades do Japão serão convidadas a darem workshops, palestras e masterclasses.




O Espaço abriga um restaurante que leva a assinatura do prestigiado chef Jun Sakamoto.


A Japan House fica no coração de São Paulo, na Avenida Paulista, 52, vale a visita!

Texto inicialmente publicado para o blog Lincoln Briniak, acesse.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

MOSTRA ARTEFACTO 2017 | MARCELO FAISAL

Deixe um comentário
Para o alto e avante. Parece ser este um dos principais mantras do arquiteto paulistano Marcelo Faisal, 54 anos, referência nacional em arquitetura paisagística. No rastro de seu arado, traz no currículo participações vultosas em venues de grandeza maior (cinco edições da Casa Cor, por exemplo) e projetos premiados que seguem perenes em alguns dos endereços mais conhecidos de São Paulo: a praça Panamericana, os canteiros da Marginal Pinheiros e os da Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini são somente alguns dos points que ficaram mais verdes – e vivos – pelas suas mãos. Desta vez, Faisal aciona seu pensamento verdejante e sustentável para compor o outdoor que arremata o ambiente da dupla de arquitetos Gil Cioni & Olegário de Sá na Mostra Decor + Fashion 2017. 


Com 300 m2 preenchidos por espécies de plantas nativas do clima semiárido, o projeto Sky Garden tem vista aberta para o bairro dos Jardins, em Sampa. 



“São espécies de regiões mais secas, como avelós, dedos-de-deus, cactus, babosas, laços-de-fita, bromélias e moreias”, lista. Jabuticabeiras de três metros de altura, minirrosas e cerca de 50 vasos também figuram no ambiente que é repleto de tons naturais em texturas mil. O projeto abriga também o charme e o conforto dos móveis Artefacto desenvolvidos para ambientes externos com estruturas e tapeçarias tecnológicas, de alta resistência às intempéries. 



Para fechar o diálogo com Gil & Olegário, Faisal desenhou a órbita dos móveis eleitos pelo duo para seu espaço verde: caso do novíssimo, curvilíneo e sexy sofá Illi, na cor açafrão. “O tom alaranjado do sofá faz a contrapartida exata ao verde das folhagens”, comemora Cioni.

MOSTRA ARTEFACTO 2017 | DENISE BARRETTO

Deixe um comentário
Há exatos 32 anos, a arquiteta Denise Barretto pendurou a beca no closet – usa-da na formatura da Universidade Mackenzie – para estrear à frente das pranchetas. Também investiu numa pós-graduação em Paisagismo, detalhe que se faz constante em sua obra traduzida por ambientes urbanos contornados por áreas verdes refrescantes. O gosto pelo novo orienta os seus projetos (sempre elegantes, coerentes e marcados por storytellings), que trazem combinações harmônicas entre a forma e a praticidade. Denise desenvolve enredos únicos para agradar diferentes mercados, do residencial ao corporativo – parte em que prefere usar o conceito de ateliê-butique. Compõem o seu portfólio as criações das lojas Chocolat du Jour, Costume e Brooks鈀eld Donna, além de assinar a proposta de imagem arquitetural da H.Stern pelo mundo e ser o nome por trás de bandeiras poderosas instaladas no Brasil, como Radisson, Sheraton, Pathernon e Blue Tree. 



Figurinha carimbada (e indispensável) na Mostra Artefacto desde 2000, para esta edição ela se debruçou nos croquis do estilista Lino Villaventura a afim de dar vazão aos espaços amplos e articulados que discorrem do living e lareira ao jantar e quarto. As divisórias e o biombo se encarregam de deixar o layout menos revelador, enquanto as linhas modernas e a iluminação cenográfica de Guinter Parschalk conferem sobreposições aos revestimentos e destacam as obras de arte com charme e atemporalidade (uma de suas principais características). 



Entre os metais utilizados estão o latão e o cobre azinhavrado fazendo dobradinha com o mármore branco e pre-to, e as madeiras descoloridas e ebanizadas. “Quis reinterpretar as relações entre design, arte e moda, reforçando os arranjos de texturas e superfícies metalizadas, que são algumas das referências sacadas do incrível trabalho de Lino Villaventura”, diz. 


Para a mobília, apostou na coluna de jantar Poiret, nas poltronas Giorgio e no máxi biombo Sinclair, só para citar algumas das peças-chave em seu ambiente. Um olhar apurado – e uma mão cheia de bossa.

MOSTRA ARTEFACTO 2017 | PATRICIA ANASTASSIADIS

Deixe um comentário
Apesar da robusta quantidade – ela conta cerca de 700 projetos no portfólio – é a qualidade a principal bandeira das pranchetas de Patricia Anastassiadis, arquiteta de ascendência grega (e shape de deusa do Olimpo), no comando do escritório que leva seu nome – e a sua alma – e detém hoje o status de um dos mais respeitados do mercado de arquitetura e design de interiores do País, com a colaboração de aproximadamente 60 profissionais e empreendimentos nos Estados Unidos, Portugal, Espanha e Chile. Filha de uma estilista e de um administrador de empresas, donos de uma confecção feminina, ela tinha como ideia seguir a tradição da família até os 17 anos, quando resolveu estudar Arquitetura. 



Deu certo. Formada pela Universidade Mackenzie, quatro anos depois, deu o start do primeiro escritório na varanda de casa. A marca que hoje ganha o mundo tem forte atuação nos setores hoteleiro, comercial, imobiliário e corporativo. 


Não foi por acaso que Paulo Bacchi, CEO da Artefacto, escolheu Patricia para ser a consultora da marca – é ela quem assina as coleções, há três anos. A safra 2017 traz muito não só do expertise, como de seu lifestyle. “Meu objetivo é atingir a atemporalidade – quero que essas peças permaneçam atuais por mais uma ou duas décadas, em sintonia com a potência e o dinamismo com que Paulo Bacchi conduz a marca”, diz. Entre estofados, mesas, aparadores, cadeiras, banquetas e peças de apoio, os produ-tos preservam a tradição de mais de quarenta anos e o acento italianíssimo do mobiliário da Artefacto, acionando formas e volumes absolutamente up-to-date e que estão em fina sintonia com as tendências mais quentes do planeta design. “Se tivesse que apontar uma única inspiração, com certeza seria o Yves Saint Laurent (1936-2008)”, entrega. 



Os lançamentos seguem à risca o briefing criativo que parte de quatro grupos estéticos: New Classic, Nouveau, Ink e Orient Excess. “Não olho só para moda, olho para a arte, para a filosofia e para frente”, revela Patricia, que também assina a vitrine e o showroom da Haddock na Mostra Decor + Fashion 2017. No combo das criações, entram em cena a tradição, a contemporaneidade, as formas mais orgânicas, o Oriente Médio (Países Árabes) e a Ásia (China + Japão): o mundo sem fronteiras de Anastassiadis e da Artefacto.



NATUZZI ITÁLIA | CURITIBA

Deixe um comentário

Curitiba ganhou um novo espaço dedicado ao mobiliário de luxo. Com 400m², divididos em térreo e mezanino, a Natuzzi Itália Curitiba impressiona ao exibir produtos da líder mundial em estofados em couro. 



Com 16 ambientes assinados pelo Studio Natuzzi Itália, os produtos estão em exposição em ambientes conceituais, minimalistas. 


Sob o comando de Wilson Elias e Sonia Elias e os sócios Eduardo Calcagnotto e Nelson Calcagnotto, a loja é a primeira da marca na região Sul do Brasil.

A loja fica na avenida Nossa Senhora da Luz, 1699 - Jardim Social